CONFERÊNCIA PRINCIPAL
A Influência do material flutuante na Educação Aquática infantil | PEDRO SARMENTO
8 Novembro, 16:00h – 16:45h | Auditório do CES
A “natação de Bebés” decorre do processo adaptativo que integra os atos respiratórios com os movimentos segmentares, o qual se baseia: – no apetrechamento neonatal (neuro motor) da criança (a marcha automática e o nado automático); – no tempo de ambientação e maturação; – no tipo de intervenção pedagógica utilizado.
O domínio do Equilíbrio, da Propulsão e da Respiração depende: – da superfície do corpo (superfície mestra) em contacto com a água; – das trajetórias das superfícies motoras e das resistências criadas (atrito).Pretende-se transmitir o valor da intervenção pedagógica com e sem a utilização do material flutuante (boias, braçadeiras, rolos, etc.).
CONFERÊNCIA 1
Como passar de uma educação aquática controlada para uma autónoma | JUAN ANTÓNIO MORENO
8 Novembro, 17:00h – 17:45h | Auditório do CES
O compromisso dos aprendizes durante a instrução aquática depende, em parte, da qualidade do estilo motivador do professor. Onde o processo de relacionamento interpessoal entre professor e aluno, pode ser decisivo para esse resultado. Quando os professores dão apoio à autonomia, em vez de controlarem seu comportamento, geram mais oportunidades de aprendizado no desenvolvimento de recursos internos que o aprendiz pode internalizar e incluir em seu repertório para a tomada de decisões autonomamente. As implicações positivas de apoio a autonomia e as consequências negativas do controle dos professores, são muitos e poderosos, preocupado com isso, é abrir o olhar profissional para evitar, tanto quanto possível, a referência a programas de ensino metodologias aquáticas estáticas ou de ensino-aprendizagem que não promovem a participação ativa do aprendente. Assim, neste trabalho mostraremos as evidências e refletiremos sobre as teorias que sustentam o modelo de apoio à autonomia, para finalizarmos apresentando um exemplo de estratégias para sua realização.
CONFERÊNCIA 2
Vivências corporais em meio aquático. Uma visão psicomotora | ANA RITA MATIAS
8 Novembro, 18:15h – 19:00h | Auditório do CES
No campo da psicomotricidade, a água é vista como um elemento mediador que pretende que o indivíduo aceda às suas capacidades relacionais, simbólicas e emocionais através do movimento. É um meio que ajuda na construção de uma história individual e de uma história de grupo. E construir-se é identificar, diferenciar, individualizar, construir um envelope corporal, habitar seu corpo e sua psique.
A água permite que os indivíduos sintam, percebam e representem situações vivenciadas, movimentos que são vividos e que se destinam a ser conscientes, harmoniosos, intencionais e espontâneos. Nesse sentido, é fundamental ouvir a expressão motora e realizar a leitura corporal da expressividade do indivíduo a partir das relações não-verbais que ele estabelece consigo mesmo, na relação com os outros e na relação com os objetos.
CONFERÊNCIA 3
Programas de atividades aquáticas para pessoas com diversidade funcional cognitiva e motora | HERNÁN ARIEL VILLAGRA
9 Novembro, 9:00h – 9:45h | Auditório do CES
Com esta conferência far-se-á referência às diferentes formas de abordar o processo de ensino-aprendizagem, aquando do trabalho de pessoas diagnosticadas com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID) e deficiência física. Pretende-se apresentar diferentes características e necessidades de apoios segundo a diversidade funcional que apresentam (etiologia/ diagnóstico).
CONFERÊNCIA 4
Efeitos do treino multidimensional no meio aquático em idosos | PABLO MARCOS
9 Novembro, 9:00h – 9:45h | Anfiteatro 131 CES
O envelhecimento é um processo que ocorre em todos os seres vivos e provoca um declínio na capacidade funcional, perda de massa muscular, perda de força e aparecimento de outras doenças físicas e psicológicas.
A evidência atual nos mostra os benefícios do exercício físico em todas as idades para a prevenção ou tratamento de muitas doenças. Nesta palestra vamos nos aprofundar em alguns deles e veremos os benefícios do treinamento no ambiente aquático.
Vamos aprender como um programa de exercícios no ambiente aquático deve ser multidimensional, onde as variáveis físicas são trabalhadas, mas, ao mesmo tempo, as variáveis psicossociais, ajudando a criar adesão e um benefício integral (físico, psicológico e social) para os idosos praticantes.
CONFERÊNCIA 5
Da inteligência emocional à competência aquática infantil | LUCIANE BORGES
9 Novembro, 9:00h – 9:45h | Sala 124 CES
A ciência tem mostrado nessas últimas décadas que, para aprender, é preciso estar motivado, para isso é importante que o aprendiz entenda suas emoções e aprenda a controlá-las. O objetivo deste trabalho é apresentar como usar as emoções para ensinar as habilidades aquáticas infantis. O ambiente aquático é o mais propício para essa aprendizagem, porque é onde você pode viver as emoções em cada aula, de forma real, fazendo com que elas sejam experimentadas e sentidas. As emoções não são feitas para explicá-las e sim sentir-lhas.
CONFERÊNCIA 6
Brincar com sentimentos assustadores | CARLOS MARQUES
9 Novembro, 10:00h – 10:45h | Auditório do CES
Falaremos do movimento consciente na água, começando por procurar o que é a água, física e subjetivamente. Tentaremos descobrira razão pela qual trabalhamos na água, refletindo sobre as adaptações do organismo durante a imersão e para a experiência subjetiva de nos movermos na água com outros. Abordaremos a relação para vermo-nos e ajustarmo-nos numa estabilização dinâmica. Finalizaremos com a mostra de um vídeo de exemplificativo desta abordagem em terapia aquática.
CONFERÊNCIA 7
Aqua Funcional Flow | CRISTINA SENRA
9 Novembro, 10:00h – 10:45h | Anfiteatro 131 CES
Inteligência funcional necessária para responder às necessidades do dia-a-dia, implica integrar vários tipos de solicitações de componentes físicas e cognitivas.
Um WS que conjuga exercícios de Ai-Chi; yoga, pilates e contrologia trazidos para a água, para que o movimento seja cada vez mais eficiente, definido e produtivo, trazendo focos à respiração, fluidez e intenção.
Propostas considerando progressões e transições mais adequadas a cada movimento, critérios de segurança e níveis de intensidade diferenciados.
CONFERÊNCIA 8
Professor, Pais, Bebé/Criança a tríade que transforma a experiência em competência | RITA PINTO
9 Novembro, 10:00h – 10:45h | Sala 124 CES
A água e o seu envolvimento consegue ser em simultâneo um espaço estimulante, desafiante e perigoso, razão pela qual a educação aquática ganha relevância, significado e urgência. Para que a o bebé/criança adquira competências e a aprendizagem tenha impacto positivo no seu desenvolvimento, na prevenção do afogamento e contribua de forma positiva para o relacionamento de pais e filhos, é essencial a qualidade da intervenção do profissional. É sobre o conteúdo e forma desta intervenção pedagógica que iremos debruçar a nossa exposição.
CONFERÊNCIA 9
Prevenção de lesões em nadadores – da teoria à prática | NUNO PINA
9 Novembro, 11:15h – 12:00h | Auditório do CES
Nesta conferência objetiva-se identificar e abordar as principais lesões desportivas existentes na disciplina de natação pura, compreender os processos multifatoriais de lesão na natação e metodologias de prevenção da lesão/redução do risco da lesão. Durante a conferência pretende-se estabelecer a ponte entre a ciência e a prática, contextualizando à realidade e trabalho desenvolvido atualmente pelo Departamento de Fisioterapia para o Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Natação nos Centros de Alto Rendimento em Portugal.
CONFERÊNCIA 10
Hidrotreinamento – Exercícios Aquáticos do Século XXI | NINO ABOARRAGE
9 Novembro, 11:15h – 12:00h | Anfiteatro 131 CES
Uma metodologia de treino na água com um programa de exercícios periodizado, visando um melhor planejamento e organização do processo de treinamento.
Os movimentos e exercícios propostos são demonstrados de uma maneira simples e com muita correção, enfatizando a postura adequada, respiração e a amplitude dos movimentos, usando ao seu favor as propriedades que o meio líquido oferece para o sucesso do objetivo esperado.
CONFERÊNCIA 11
Segurança Aquática em classes de natação com bebés e crianças. Como se constroem? | MAGDALENA SANZ
9 Novembro, 11:15h – 12:00h | Sala 124 CES
O que precisa ser entendido e aprendido pelo adulto que vem à água com seu filho, visando a uma vida aquática familiar segura e feliz? Com base nas diretrizes terapêutico-pedagógicas para a primeira infância, refletiremos sobre propostas de segurança em apoio e segurança afetiva como base para a construção de comportamentos aquáticos seguros a longo prazo.
CONFERÊNCIA 12
Soalho Pélvico e Água: prevenção e tratamento nas diferentes etapas | CRISTINA SALAR
10 Novembro, 9:00h – 9:45h | Auditório do CES
O soalho pélvico é uma das partes do corpo, tanto feminina quanto masculina, que mais atenção deve ser dada, devido às implicações que isso tem sobre o restante dos músculos. Existem muitas disfunções que podem ocorrer devido ao seu enfraquecimento ou atrofia ou hipertonia, e que devem ser tratadas e tratadas adequadamente. Nesta linha, o ambiente aquático é apresentado, como um dos mais adequados devido ao seu efeito hipogravitacional e suas propriedades de resistência. Este workshop tratará de aspetos básicos do conhecimento desta região do corpo e como, a partir do âmbito da prevenção, pode ser influenciada em uma adequada manutenção do mesmo, bem como abordar o tratamento da maneira mais eficaz. O objetivo é mostrar a importância do trabalho do soalho pélvico e fornecer os instrumentos adequados para que os problemas possam ser resolvidos, mostrando as ações mais importantes na terra e na água.
CONFERÊNCIA 13
Natação para a escola. Educação aquática e segurança escolar | APOLÓNIA PÉREZ
10 Novembro, 9:00h – 9:45h | Anfiteatro 131 CES
O objetivo é fazer uma aproximação sobre o problema em que atividades aquáticas é encontrada no ambiente escolar, nos todos os níveis de ensino. Embora muitos países da Europa os incluam nos seus currículos, em Espanha esse não é o caso. Por essa razão, toda a justificativa curricular é apresentada para que esta proposta possa se concretizar, focando no domínio do meio ambiente e das habilidades de natação, bem como na segurança do meio ambiente para reduzir o número de acidentes em água, sempre ligado à lei correspondente.
CONFERÊNCIA 14
Projeto PICO (Programa de Intervenção Contra a Osteoartrose do Joelho em pessoas obesas) | FLÁVIA YAZIGUI
10 Novembro, 10:00h – 10:45h | Auditório do CES
Entre as doenças reumáticas, a osteoartrite (OA) tem sido apontada como responsável pela incapacidade funcional e perda de autonomia na população adulta, onde a dor é assumida como o principal sintoma limitante do movimento. O fato de a obesidade ser considerada um fator de risco para a OA do joelho faz com que indivíduos obesos sejam potenciais portadores dessa condição.
O exercício aquático tem um papel importante na reversão da perda de função e no controle dos sintomas da OA. Neste sentido, o Projeto PICO apresenta os resultados da validação do programa aquático para pessoas obesas com OA do joelho e pretende compartilhar os métodos e estratégias utilizados que contribuíram para o sucesso do programa.
CONFERÊNCIA 15
A água e a criança: um risco desnecessário ou uma experiência positiva? | RITA CORDOVIL
10 Novembro, 10:00h – 10:45h | Anfiteatro 131 CES
A água é fundamental para a vida das crianças e é um meio de divertimento e aventura. No entanto, o contacto das crianças com a água está também associado ao risco do afogamento. Nesta comunicação, serão apresentados alguns estudos, realizados pelo Laboratório de Comportamento Motor da FMH, que têm avaliado o comportamento das crianças perante situações de risco (como piscinas), salientando a importância da experiência motora para aprender a agir de forma adequada nessas situações. Será defendido que as crianças necessitam de segurança, mas também de oportunidades para explorar, sendo valorizado o contacto com risco controlado ao longo do desenvolvimento.