Workshops

Atenção: Relativamente aos workshops de Sábado, uma vez que os mesmo decorrem em locais distintos e há mesma hora, os participantes devem inscrever-se num bloco de 3 workshops e não nos workshops de forma individual.

Relativamente aos workshops de Domingo, estes decorrem na Piscina Aminata e estão abertos a todos os participantes.

Sendo os workshops actividades de natureza eminentemente prática, em contexto de piscina, o material obrigatório para a participação nos mesmos é: fato de banho / calção de banho, touca, chinelos, toalha e cadeado.

SÁBADO | 09 de Novembro | 16:30h – 19:15h

Bloco 1 | Piscina Ginásio Everybody

  • Workshop 1 – 16:30h – Intervenção em meio aquático para pessoas com deficiência | Hernán Ariel Villagra
    • Dirigido a: profissionais de Educação Física, Esportes e todos aqueles que atuam no ensino de atividades aquáticas.
    • Objetivo: A intervenção no meio aquático para pessoas com deficiência está sendo cada vez mais exigida pelo movimento associativo em todos os níveis, tanto adaptado quanto inclusivo.
      Com base nas experiências realizadas em diferentes áreas (públicas e privadas), será realizado um workshop teórico prático baseado na experiência e inovação educacional.
      Teremos a oportunidade de dedicar uma boa parte ao trabalho prático no ambiente aquático, onde podemos “aprender ensinando”, como acontece nos diferentes programas que são realizados na Comunidade de Madrid. Por isso, se propõe conhecer e vivenciar propostas de intervenção no meio aquático dirigidas a pessoas com deficiências físicas e intelectuais.
    • Conteúdos: Avaliação de níveis funcionais e comportamento adaptativo no meio aquático
      Programação por níveis funcionais e de desenvolvimento
      Atividades no ambiente aquático para experimentar níveis funcionais

  • Workshop 2 – 17:30h – Brincar com sentimentos assustadores | Carlos Marques
    • Dirigido a: Todos os participantes
    • Objetivo: Iremos vivenciar o movimento consciente na água, começando por procurar o que é a água, física e subjetivamente. Porque trabalhamos na água? Olhando para as adaptações do organismo à imersão e para a experiência subjetiva de nos movermos na água com os outros. Usaremos esta relação para nos vermos e adaptarmos numa estabilização dinâmica.
    • Conteúdos: Através do movimento, de jogos, de atividades, e da partilha de experiência e discussão, procuraremos formar um conhecimento do que poderá ser a terapia aquática.

  • Workshop 3 – 18:30h – Treino dos músculos estabilizadores dinâmicos do complexo articular do ombro (CAO) com recurso a biofeedback eletromiográfico | Nuno Pina
    • Importância do workshop:promover o rigor e objetividade no processo de reabilitação da função e otimização da performance em nadadores
    • Dirigido a: fisioterapeutas e médicos
    • Objetivo: abordagem do treino dos músculos estabilizadores dinâmicos do CAO em contexto de reabilitação da função e otimização da performance com recurso a tecnologia de baixo custo
    • Conteúdos: anatomia e biomecânica do CAO, principais disfunções do CAO, papel dos estabilizadores dinâmicos do ombro no movimento do CAO, biofeedback electromiográfico – o que é e como utilizar nas disfunções do CAO.

Bloco 2 | Piscina Aminata

  • Workshop 4 – 16:30h – Condicionamento Funcional Aquático no Idoso (AFAM) | Pablo Marcos
    • Dirigido a: Profissionais, pesquisadores e estudantes avançados em Ciências do Desporto, Educação, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicomotricidade e Ciências da Saúde.
    • Objetivo: Aprender como um programa de exercícios no ambiente aquático deve ser multidimensional, onde as variáveis ​​físicas são trabalhadas, mas, ao mesmo tempo, as variáveis ​​psicossociais, ajudando a criar adesão e um benefício integral (físico, psicológico e social) para os idosos praticantes.
    • Conteúdos: Conceptualização do condicionamento funcional aquático em adultos; Avaliação inicial da pessoa idosa; Projeto de sessões de fitness aquático para adultos; Motivação em programas aquáticos.

  • Workshop 5 – 17:30h – Aqua Funcional Flow | Cristina Senra
    • Dirigido a: Profissionais, investigadores e estudantes avançados em Ciências do Desporto, Educação, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicomotricidade y ciências da saúde.
    • Objetivo: conjugações de exercícios de Ai-Chi; yoga, pilates e contrologia trazidos para a água, para que o movimento seja cada vez mais eficiente, definido e produtivo, trazendo focos à respiração, fluidez e intenção.
    • Conteúdos: Asanas/Ai-chi /Pilates/Garuda adaptadas ao trabalho aquático; Respiração; Transições e progressões.

  • Workshop 6 – 18:30h – Hidrotreinamento | Nino Aboarrage
    • Dirigido a: Todas as populações.
    • Objetivo: Desenvolvimento da Força e Potência Muscular.
    • Conteúdos: movimentos elementares e específicos, Postura ideal para a execução dos exercícios, respiração adequada, protocolo de observação para a correção, exercícios para Força e Potência.

Bloco 3 | Piscina Municipal de Évora

  • Workshop 7 – 16:30h – Vivenciar o corpo em meio aquático | Ana Rita Matias
    • Dirigido a: Profissionais, pesquisadores e estudantes avançados em Ciências do Desporto, Educação, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicomotricidade e Ciências da Saúde.
    • Objetivo: A comunicação não verbal constitui mais da metade da mensagem a ser passada para o outro. Nesse sentido, é relevante perceber os fatores que promovem uma boa observação da comunicação não verbal e aqueles que interferem. Sendo o toque um dos componentes não verbais mais importantes, pretende-se que os participantes compreendam a importância do primeiro no relacionamento com o indivíduo, bem como no desenvolvimento de atividades.
    • Conteúdos: Pressupostos para comunicação não verbal; O toque e o ambiente aquático; Atividades para promover o léxico sensorial individual; Atividades para regular a qualidade e intensidade do toque.

  • Workshop 8 – 17:30h – Professor, Pais, Bebé/Criança a tríade que transforma a experiência em competência | Rita Pinto
    • A água e o seu envolvimento consegue ser em simultâneo um espaço estimulante, desafiante e perigoso, razão pela qual a educação aquática ganha relevância, significado e urgência. Para que a o bebé/criança adquira competências e a aprendizagem tenha impacto positivo no seu desenvolvimento, na prevenção do afogamento e contribua de forma positiva para o relacionamento de pais e filhos, é essencial a qualidade da intervenção do profissional. É sobre o conteúdo e forma desta intervenção pedagógica que iremos debruçar no nosso workshop.

  • Workshop 9 – 18:30h – Segurança corporal, segurança afetiva, segurança aquática | Magdalena Sanz
    • Dirigido a: estudantes e profissionais de qualquer disciplina relacionada com crianças que desejam conhecer a água como uma ferramenta para ligar
    • Objetivo: explorar as possibilidades da água no acompanhamento da família e da primeira infância, no âmbito da Segurança Aquática
    • Conteúdos: início, desenvolvimento e encerramento de uma aula ou sessão na água com fins educacionais e terapêuticos

DOMINGO | 10 de Novembro | 11:15h – 12:00h

Ambos os Workshops decorrem na Piscina Aminata

  • Workshop 10 – Método aquático compreensivo (MAC). Aprende descobrindo e divertindo-te | Juan Antonio Moreno
    • Dirigido a: Profissionais, estudiosos e investigadores ​​em Ciências do Desporto, Educação, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicomotricidade e ciências da saúde.
    • Objetivo: Reflexão sobre as metodologias de ensino utilizadas no ensino do medio e dar a conhecer as características do método aquático compreensivo a través de sua experimentação.
    • Conteúdos: Conceptualização do Método Aquático Comprensivo e suas evidências; Jogos para o desenvolvimento das habilidades motoras aquáticas; Como reunir a informação para um ensino compreensivo?; Estratégias para a aplicação do MAC desde a infancia até aos seniores; Avaliação da Metodologia Aquática Comprensiva.

  • Workshop 11 – Programa de Exercício na obesidade (da conceção à prática) | Flávia Yazigi
    • Dirigido a: Profissionais, investigadores e estudantes avançados em Ciências do Desporto, Educação, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicomotricidade e Ciências da Saúde.
    • Objetivo: Refletir sobre as verdadeiras necessidades funcionais, físicas, psicológicas e sociais das pessoas que sofrem de obesidade e, em conjunto, definir objetivos e planejar uma sessão aquática que, de fato, seja eficaz e motivadora.
    • Conteúdos: Causas e consequências da obesidade para a qualidade de vida relacionada à saúde; Avaliação e prescrição do exercício; Definição de objetivos e planeamento da sessão; Componentes críticos do exercício aquático; Seleção e adaptação de exercícios aquáticos de acordo com os objetivos definidos; Liderança, educação e estratégias de motivação.