Formadores

ANA RITA MATIAS
UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Professora Auxiliar na Universidade de Évora
Doutorada em Reabilitação (Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa)
Mestre em Psicologia Educacional (Instituto Superior de Psicologia Aplicada)
Licenciatura em Educação Especial e Reabilitação (Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa)
Perita em Psicomotricidade pelo Fórum Europeu de Psicomotricidade
Membro da Associação Ibero-Americana de Educação Aquática, Especial e Hidroterapia (AIDEA).
Professora convidado em congressos, eventos e treinamentos de profissionais de atividades aquáticas.

APOLÓNIA PÉREZ
CONSEJERÍA DE EDUCACIÓN DE LA REGIÓN DE MURCIA (ESPAÑA)

Doutor em Ciências da Atividade Física e Desporto (2009)
Licenciatura em Educação Física (1995).
Professor do Ensino Secundário (Ministério da Educação de Múrcia), desde 1996.
Professor associado em várias universidades (UCAM, Almería).
Editor de monografia da Revista de Investigação em Atividades Aquáticas – RIAA.
Assessor da Associação Ibero-Americana de Educação Aquática, Especial e Hidroterapia (AIDEA).
Membro do Comité Científico e Organizador de diferentes congressos relacionados às atividades aquáticas, educação física, etc.
Autor da revisão sistemática em Gravidez e Exercício Aquático (RIIA, setembro de 2017).
Palestrante em inúmeros cursos e conferências relacionados às atividades aquáticas.
Palestrante do curso “Atividades aquáticas para gestantes” e “Acuagym” em diferentes cursos e congressos.
Autor de um grande número de artigos e capítulos de livros relacionados às Atividades Aquáticas.
Criador do método “EMBACUAME, grávida de água”.
Especialista em Atividades Aquáticas para gestantes, atividade física aquática voltada para mulheres e atividades aquáticas no currículo escolar.
Coordenador das Atividades Aquáticas realizado pela ESAG (Escola de Saúde de Águias).
Professor de Atividades Aquáticas para gestantes e Acuagym.

CARLOS MARQUES
CLUBE VII

Fisioterapeuta, formado pela Escola Superior das Tecnologias de Saúde em 1990.
Em 2000 fez o curso de pós-graduação em Hidroterapia no Medizinisches Zentrum – Bad Ragaz na Suíça. De 2001 a 2007 fez a especialização clínica de psicoterapia – Análise e terapia Bioenergética.
É o fisioterapeuta responsável pelo programa de Hidrocinésioterapia do clube VII e nas piscinas da Junta de freguesias das Avenidas Novas, em Lisboa.
Organizou e participou em diversos cursos de intervenção no meio aquático.

CRISTINA SALAR
UNIVERSIDAD MIGUEL HERNÁNDEZ Y UNIVERSIDAD CARDENAL HERRERA CEU

Doutorada em Fisioterapia
Licenciada em Fisioterapia e Psicologia
Mestre em Atividade Física e Saúde
Especialista em Fisioterapia Pediátrica, Hidroterapia e Soalho Pélvico

CRISTINA SENRA (TINOCA)
MUNDO HIDRO

Licenciada em E.F. e Desporto e Mestre em Psicologia do Desporto e Exercício FMH- UTL
Criadora, Diretora e Formadora da empresa Mundo Hidro
Representante e Trainer Internacional da Aquatic Exercise Association – AEA/ EUA
Trainer Internacional de Ai-Chi Aquadynamic Institute – Japão
Formadora da Fitness Academy – Portugal
Presenter Internacional nas áreas de Corpo e Mente; Funcional, Hidroginástica; populações especiais.
AntiGravity Trainer Star 2 – EUA
Professora na FCDEF – UC durante 14 anos
CoDirectora e professora da pós-graduação em “Dirección de Actividades de Fitness” – Uni Valência durante 2 anos
Criadora do programa AquaBalance – Aerobic & Fitness – Espanha
Criadora e professora do programa Yoguitos (yoga para crianças)
Autora do DVD Choregraphy Progressions e Co-Autora do DVD Aqua-Yoga, Aqua-Yoga Together, Aqua Gestantes – Shallow, Deep e Solo.
Instrutora do ano 2002 – Manz/Portugal
2005 Global Award – Professional of the Year (Aquatic Exercise Association)
2012 Prémio de Mérito – Manz/portugal
Aluna de Shiva Rea – EUA, seguindo a vertente do Vinyasa Flow Yoga; Watsu Practisioner;
Garuda Certifided (Matt Work Fundation, Dharma & Foam) Roller
Anti-Gravity Instructor

FLÁVIA YAZIGI
FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA

Doutora em atividade física e saúde;
Mestre em exercício e saúde;
Graduado em Qualidade de Vida no Envelhecimento;
Pós-graduação em Fisiologia do Esforço;
Bacharel em Educação Física;
Diretora e professora em duas unidades curriculares (Metodologia das Atividades Físicas e Atividades de Estágio em Exercício e Saúde) no curso de Ciências do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana;
Coordenadora do exercício e ramo de saúde do Curso de Ciências do Desporto, em Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana;
Fortemente envolvida com o treinador e membro do Comité de Pesquisa Científica da International Aquatic Exercise Association (AEA);
Carreira Internacional e Contribuição para o Prêmio de Pesquisa Científica (IAFC 2011);
Com aproximadamente 28 anos de carreira, sempre relacionado à formação em atividades aquáticas e como exercício físico e saúde, especialmente na conceção e desenvolvimento de programas de exercícios aquáticos para populações especiais.

HERNÁN ARIEL VILLAGRA ASTUDILLO
UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE MADRID – ESPAÑA

Licenciado em Educação Física pela Universidad Politécnica de Madrid
Doutor em Ciências da Atividade Física e Desporto, pela Universidad Politécnica de Madrid
Professor Doutor contratado pela Universidad Autónoma de Madrid
Professor das unidades curriculares “Actividad física y deporte para personas con discapacidad” e “Actividad física y salud en personas con necesidades especiales”
Membro do Grupo de Investigação “Enseñanza y Evaluación de la Actividad Física y del Deporte de la Universidad Autónoma de Madrid”
Membro do Observatório sobre Estilos de Vida e Atividade Físico-desportiva (OEVAF)
Todas as publicações e teses dirigidas estão relacionadas com os temas de “Discapacidad y Actividad Físico-Deportiva”, e “Educación Física y Necesidades Especiales”.
Professor convidado de mestrados específicos no âmbito da deficiência nas universidades de Coimbra e Porto (Portugal), Universidade de Estrasburgo (França), Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão (Itália).

JUAN ANTONIO MORENO MURCIA
UNIVERSIDADE MIGUEL HERNÁNDEZ DE ELCHE

Doutor em Psicologia.
Licenciado em Educação Física.
Professor Catedrático na Universidade Miguel Hernández de Elche (Espanha).
Professor da assinatura didática e planificação da educação física e de desporto e atividades de educação e saúde.
Membro do grupo de investigação GICOM.
Secretário executivo da Rede Internacional de Motricidade Humana (IHMN).
Presidente da Associação Ibero-americana de Educação Aquática, Especial e Hidroterapia (AIDEA).
Editor da Revista Internacional de Ciências do Desporto e Revista de Investigação em Atividades Aquáticas.
Diretor de mais de 30 teses doutoramento e autor de mais de 400 publicações indexadas.
Professor convidado em congressos e eventos internacionais celebrados na Espanha, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Portugal, Romênia, Argentina, Cuba, Colômbia, México, Brasil e Chile.
Autor de mais de 30 livros.

LUCIANE DE PAULA BORGES
CENTRO DE ENSEÑANZA CONCERTADA SAMANIEGO

Doutora em Ciências de Atividade Física e Deporto.
Licenciado em Educação Física.
Diplomada em Educação Primaria especialista em Educação Física.
Professora da assinatura educação física em primaria e infantil do Centro de Enseñanza Concertada Samaniego.
Especialista em Estimulação Aquática para Bebes.
Especialista em Educação Física Escolar.
Membro da Associação Ibero-americana de Educação Aquática, Especial e Hidroterapia (AIDEA).
Professora convidada em congressos, eventos e formação de professionais de atividades aquática.
Autora de vários artículos e capítulos de livros publicados sobre atividades aquática.
Coautor do livro Estimulação Aquática para bebés.

MAGDALENA SANZ
EL CAMINO DEL ÁGUA – ARGENTINA

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires – Argentina e terapeuta corporal, especializada em Educação, Emocional Saúde em Envelhecimento e adaptados aquáticas
Investigadora educacional, escritora, professora formadora e conferencista nacional e internacional sobre as atividades de água para mulheres grávidas, lactentes e crianças (Argentina, Uruguai, Colômbia, Brasil, Espanha e Portugal)
Coautora dos livros Tu hijo y el agua, Ediciones B, 2005 e El Agua en la Infancia, natación para bebés y niños pequeños, Ediciones Urano, 2015
Cocriadora, com sua mãe, Prof. Marta Sanz, El Camino del Agua, um espaço de água para apoiar o desenvolvimento da família na primeira infância, com água como uma ferramenta para conectar-se com as propostas para mulheres grávidas, bebés, crianças e adultos.
Membro fundador da Red NADI – Natação Aplicada Desenvolvimento Integral – da Argentina, que também é área de natação educativa e formativa de ensino para crianças e bebés
Membro da AIDEA – Asociación Iberoamericana de Educación Acuática Especial e Hidroterapia.

NINO ABOARRAGE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduado em Educação Física
Pós-Graduação em Treinamento Desportivo
Mestre Ciência da Motricidade Humana
Membro Trainer em exercícios aquáticos da Aquatic Exercise Association (AEA).
Membro do Centro de Pesquisa e Reabilitação no Esporte – CEPRE.
Premio de melhor instrutor do Fitness Aquático pela Aquatic Exercise Assotiation – USA (AEA) em 2007.
Diretor Técnico do CENTRO DE ATIVIDADES AQUÁTICAS HIDROESPOERTE. Natal- RN
Idealizador do Método e curso on line HIDROTREINAENTO
Docente da disciplina de Biomecânica, Cinesiologia, Natação e Exercícios Aquáticos da UNI-RN Natal RN 2012 a atual.
Autor dos livros e DVDs sobre treinamento e Atividades Aquáticas

NUNO PINA
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE NATAÇÃO

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Coordenador do Departamento de Fisioterapia para o Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Natação;
Membro da Equipa de Saúde do Comité Olímpico de Portugal;
Diretor Técnico na ForPhysio – Performance Center.

PABLO JORGE MARCOS PARDO
UNIVERSIDAD CATÓLICA SAN ANTÓNIO DE MURCIA (UCAM)

Doutor em Atividade Física e Ciências do Desporto, Miguel Hernández Universidade de Elche. Espanha 2010
Pós-doutorado em Exercício e Saúde na Universidade de Tiradentes do Brasil; a Universidade de Heidelberg, Alemanha; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Autônoma de Baja Califórnia, México; na Universidade de Cádis, na Espanha, e na Universidade Miguel Hernández, em Elche, Espanha.
Mestrado Universitário em Atividades Aquáticas da Universidade de Valência. Espanha 2006.
Mestrado Universitário em Fitness e Personal Training pela Universidade de Alicante. Espanha 2007
Especialista em Fitness e Atividades Aquáticas. Ele trabalhou como instrutor e depois como diretor de centros de fitness na Espanha, por mais de 15 anos.
Investigador principal do Grupo de Pesquisa em Saúde, Atividade Física, Aptidão e Comportamento Motor (GISAFFCOM).
Principais linhas de pesquisa são: Doenças crônicas, envelhecimento e efeitos do exercício físico na terra e na água; Atividade Física, Aptidão e Motivação em Atividade Física.

RITA CORDOVIL
FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA

Rita Cordovil é Professora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH-UL). Leciona a disciplina de Desenvolvimento Motor e integra o Laboratório de Comportamento Motor e o centro de investigação CIPER (grupo Biolad) da FMH. É doutorada em Motricidade Humana na especialidade de Ciências da Motricidade (2010), Mestre em Psicologia do Desporto, e Licenciada em Ciências do Desporto, pela FMH. Foi vice-coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento da Criança na Variante de Desenvolvimento Motor e atualmente é membro do Conselho de Direção do International Council for Children’s Play (ICCP). Tem desenvolvido investigação na área de Desenvolvimento Motor, Perceção e Ação, Segurança Infantil.

RITA PINTO

Doutoranda em didática do ensino na Universidade Lusófona
Mestrado em Treino de Jovens Desportistas – ULHT
Preletora convidada em congressos e eventos nacionais e internacionais sobre a temática Natação Infantil
Professora de Natação desde 1998, os temas pelos quais dedica os seus estudos estão relacionados com o desenvolvimento da criança, como contribuir para a relação pais/filhos, a mestria dos pais e a natação numa visão educativa e utilitária. O desenvolvimento profissional associado ao compromisso com o quê, para quê e como ensinar aos alunos, é algo que a tem movido para dar formação.