Conferências

CONFERÊNCIA PRINCIPAL

A Influência do material flutuante na Educação Aquática infantil | PEDRO SARMENTO

8 Novembro, 16:00h – 16:45h | Auditório do CES

A “natação de Bebés” decorre do processo adaptativo que integra os atos respiratórios com os movimentos segmentares, o qual se baseia: – no apetrechamento neonatal (neuro motor) da criança (a marcha automática e o nado automático); – no tempo de ambientação e maturação; – no tipo de intervenção pedagógica utilizado.

O domínio do Equilíbrio, da Propulsão e da Respiração depende: – da superfície do corpo (superfície mestra) em contacto com a água; – das trajetórias das superfícies motoras e das resistências criadas (atrito).Pretende-se transmitir o valor da intervenção pedagógica com e sem a utilização do material flutuante (boias, braçadeiras, rolos, etc.).

CONFERÊNCIA 1

Como passar de uma educação aquática controlada para uma autónoma | JUAN ANTÓNIO MORENO

8 Novembro, 17:00h – 17:45h | Auditório do CES

O compromisso dos aprendizes durante a instrução aquática depende, em parte, da qualidade do estilo motivador do professor. Onde o processo de relacionamento interpessoal entre professor e aluno, pode ser decisivo para esse resultado. Quando os professores dão apoio à autonomia, em vez de controlarem seu comportamento, geram mais oportunidades de aprendizado no desenvolvimento de recursos internos que o aprendiz pode internalizar e incluir em seu repertório para a tomada de decisões autonomamente. As implicações positivas de apoio a autonomia e as consequências negativas do controle dos professores, são muitos e poderosos, preocupado com isso, é abrir o olhar profissional para evitar, tanto quanto possível, a referência a programas de ensino metodologias aquáticas estáticas ou de ensino-aprendizagem que não promovem a participação ativa do aprendente. Assim, neste trabalho mostraremos as evidências e refletiremos sobre as teorias que sustentam o modelo de apoio à autonomia, para finalizarmos apresentando um exemplo de estratégias para sua realização.

CONFERÊNCIA 2

Vivências corporais em meio aquático. Uma visão psicomotora | ANA RITA MATIAS

8 Novembro, 18:15h – 19:00h | Auditório do CES

No campo da psicomotricidade, a água é vista como um elemento mediador que pretende que o indivíduo aceda às suas capacidades relacionais, simbólicas e emocionais através do movimento. É um meio que ajuda na construção de uma história individual e de uma história de grupo. E construir-se é identificar, diferenciar, individualizar, construir um envelope corporal, habitar seu corpo e sua psique.
A água permite que os indivíduos sintam, percebam e representem situações vivenciadas, movimentos que são vividos e que se destinam a ser conscientes, harmoniosos, intencionais e espontâneos. Nesse sentido, é fundamental ouvir a expressão motora e realizar a leitura corporal da expressividade do indivíduo a partir das relações não-verbais que ele estabelece consigo mesmo, na relação com os outros e na relação com os objetos.

CONFERÊNCIA 3

Programas de atividades aquáticas para pessoas com diversidade funcional cognitiva e motora | HERNÁN ARIEL VILLAGRA

9 Novembro, 9:00h – 9:45h | Auditório do CES

Com esta conferência far-se-á referência às diferentes formas de abordar o processo de ensino-aprendizagem, aquando do trabalho de pessoas diagnosticadas com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID) e deficiência física. Pretende-se apresentar diferentes características e necessidades de apoios segundo a diversidade funcional que apresentam (etiologia/ diagnóstico).

CONFERÊNCIA 4

Efeitos do treino multidimensional no meio aquático em idosos | PABLO MARCOS

9 Novembro, 9:00h – 9:45h | Anfiteatro 131 CES

O envelhecimento é um processo que ocorre em todos os seres vivos e provoca um declínio na capacidade funcional, perda de massa muscular, perda de força e aparecimento de outras doenças físicas e psicológicas.

A evidência atual nos mostra os benefícios do exercício físico em todas as idades para a prevenção ou tratamento de muitas doenças. Nesta palestra vamos nos aprofundar em alguns deles e veremos os benefícios do treinamento no ambiente aquático. 

Vamos aprender como um programa de exercícios no ambiente aquático deve ser multidimensional, onde as variáveis ​​físicas são trabalhadas, mas, ao mesmo tempo, as variáveis ​​psicossociais, ajudando a criar adesão e um benefício integral (físico, psicológico e social) para os idosos praticantes.

CONFERÊNCIA 5

Da inteligência emocional à competência aquática infantil | LUCIANE BORGES

9 Novembro, 9:00h – 9:45h | Sala 124 CES

A ciência tem mostrado nessas últimas décadas que, para aprender, é preciso estar motivado, para isso é importante que o aprendiz entenda suas emoções e aprenda a controlá-las. O objetivo deste trabalho é apresentar como usar as emoções para ensinar as habilidades aquáticas infantis. O ambiente aquático é o mais propício para essa aprendizagem, porque é onde você pode viver as emoções em cada aula, de forma real, fazendo com que elas sejam experimentadas e sentidas. As emoções não são feitas para explicá-las e sim sentir-lhas.

CONFERÊNCIA 6

Brincar com sentimentos assustadores | CARLOS MARQUES

9 Novembro, 10:00h – 10:45h | Auditório do CES

Falaremos do movimento consciente na água, começando por procurar o que é a água, física e subjetivamente. Tentaremos descobrira razão pela qual trabalhamos na água, refletindo sobre as adaptações do organismo durante a imersão e para a experiência subjetiva de nos movermos na água com outros. Abordaremos a relação para vermo-nos e ajustarmo-nos numa estabilização dinâmica. Finalizaremos com a mostra de um vídeo de exemplificativo desta abordagem em terapia aquática.

CONFERÊNCIA 7

Aqua Funcional Flow | CRISTINA SENRA

9 Novembro, 10:00h – 10:45h | Anfiteatro 131 CES

Inteligência funcional necessária para responder às necessidades do dia-a-dia, implica integrar vários tipos de solicitações de componentes físicas e cognitivas. 

Um WS que conjuga exercícios de Ai-Chi; yoga, pilates e contrologia trazidos para a água, para que o movimento seja cada vez mais eficiente, definido e produtivo, trazendo focos à respiração, fluidez e intenção.

Propostas considerando progressões e transições mais adequadas a cada movimento, critérios de segurança e níveis de intensidade diferenciados. 

CONFERÊNCIA 8

Professor, Pais, Bebé/Criança a tríade que transforma a experiência em competência | RITA PINTO

9 Novembro, 10:00h – 10:45h | Sala 124 CES

A água e o seu envolvimento consegue ser em simultâneo um espaço estimulante, desafiante e perigoso, razão pela qual a educação aquática ganha relevância, significado e urgência. Para que a o bebé/criança adquira competências e a aprendizagem tenha impacto positivo no seu desenvolvimento, na prevenção do afogamento e contribua de forma positiva para o relacionamento de pais e filhos, é essencial a qualidade da intervenção do profissional. É sobre o conteúdo e forma desta intervenção pedagógica que iremos debruçar a nossa exposição.

CONFERÊNCIA 9

Prevenção de lesões em nadadores – da teoria à prática | NUNO PINA

9 Novembro, 11:15h – 12:00h | Auditório do CES

Nesta conferência objetiva-se identificar e abordar as principais lesões desportivas existentes na disciplina de natação pura, compreender os processos multifatoriais de lesão na natação e metodologias de prevenção da lesão/redução do risco da lesão. Durante a conferência pretende-se estabelecer a ponte entre a ciência e a prática, contextualizando à realidade e trabalho desenvolvido atualmente pelo Departamento de Fisioterapia para o Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Natação nos Centros de Alto Rendimento em Portugal.

CONFERÊNCIA 10

Hidrotreinamento – Exercícios Aquáticos do Século XXI | NINO ABOARRAGE

9 Novembro, 11:15h – 12:00h | Anfiteatro 131 CES

Uma metodologia de treino na água com um programa de exercícios periodizado, visando um melhor planejamento e organização do processo de treinamento. 

Os movimentos e exercícios propostos são demonstrados de uma maneira simples e com muita correção, enfatizando a postura adequada, respiração e a amplitude dos movimentos, usando ao seu favor as propriedades que o meio líquido oferece para o sucesso do objetivo esperado.

CONFERÊNCIA 11

Segurança Aquática em classes de natação com bebés e crianças. Como se constroem? | MAGDALENA SANZ

9 Novembro, 11:15h – 12:00h | Sala 124 CES

O que precisa ser entendido e aprendido pelo adulto que vem à água com seu filho, visando a uma vida aquática familiar segura e feliz? Com base nas diretrizes terapêutico-pedagógicas para a primeira infância, refletiremos sobre propostas de segurança em apoio e segurança afetiva como base para a construção de comportamentos aquáticos seguros a longo prazo.

CONFERÊNCIA 12

Soalho Pélvico e Água: prevenção e tratamento nas diferentes etapas | CRISTINA SALAR

10 Novembro, 9:00h – 9:45h | Auditório do CES

O soalho pélvico é uma das partes do corpo, tanto feminina quanto masculina, que mais atenção deve ser dada, devido às implicações que isso tem sobre o restante dos músculos. Existem muitas disfunções que podem ocorrer devido ao seu enfraquecimento ou atrofia ou hipertonia, e que devem ser tratadas e tratadas adequadamente. Nesta linha, o ambiente aquático é apresentado, como um dos mais adequados devido ao seu efeito hipogravitacional e suas propriedades de resistência. Este workshop tratará de aspetos básicos do conhecimento desta região do corpo e como, a partir do âmbito da prevenção, pode ser influenciada em uma adequada manutenção do mesmo, bem como abordar o tratamento da maneira mais eficaz. O objetivo é mostrar a importância do trabalho do soalho pélvico e fornecer os instrumentos adequados para que os problemas possam ser resolvidos, mostrando as ações mais importantes na terra e na água.

CONFERÊNCIA 13

Natação para a escola. Educação aquática e segurança escolar | APOLÓNIA PÉREZ

10 Novembro, 9:00h – 9:45h | Anfiteatro 131 CES

O objetivo é fazer uma aproximação sobre o problema em que atividades aquáticas é encontrada no ambiente escolar, nos todos os níveis de ensino. Embora muitos países da Europa os incluam nos seus currículos, em Espanha esse não é o caso. Por essa razão, toda a justificativa curricular é apresentada para que esta proposta possa se concretizar, focando no domínio do meio ambiente e das habilidades de natação, bem como na segurança do meio ambiente para reduzir o número de acidentes em água, sempre ligado à lei correspondente.

CONFERÊNCIA 14

Projeto PICO (Programa de Intervenção Contra a Osteoartrose do Joelho em pessoas obesas) | FLÁVIA YAZIGUI

10 Novembro, 10:00h – 10:45h | Auditório do CES

Entre as doenças reumáticas, a osteoartrite (OA) tem sido apontada como responsável pela incapacidade funcional e perda de autonomia na população adulta, onde a dor é assumida como o principal sintoma limitante do movimento. O fato de a obesidade ser considerada um fator de risco para a OA do joelho faz com que indivíduos obesos sejam potenciais portadores dessa condição.
O exercício aquático tem um papel importante na reversão da perda de função e no controle dos sintomas da OA. Neste sentido, o Projeto PICO apresenta os resultados da validação do programa aquático para pessoas obesas com OA do joelho e pretende compartilhar os métodos e estratégias utilizados que contribuíram para o sucesso do programa.

CONFERÊNCIA 15

A água e a criança: um risco desnecessário ou uma experiência positiva? | RITA CORDOVIL

10 Novembro, 10:00h – 10:45h | Anfiteatro 131 CES

A água é fundamental para a vida das crianças e é um meio de divertimento e aventura. No entanto, o contacto das crianças com a água está também associado ao risco do afogamento. Nesta comunicação, serão apresentados alguns estudos, realizados pelo Laboratório de Comportamento Motor da FMH, que têm avaliado o comportamento das crianças perante situações de risco (como piscinas), salientando a importância da experiência motora para aprender a agir de forma adequada nessas situações. Será defendido que as crianças necessitam de segurança, mas também de oportunidades para explorar, sendo valorizado o contacto com risco controlado ao longo do desenvolvimento.